quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pikmin

Um jogo de estratégia em tempo real, e é para o  Nintendo GameCube. Marca mais uma nova série da Nintendo e esta também é a estreia do mais novo personagem da Nintendo, Olimar. Foi lançado no Japão em 26 de outubro de 2001, na América do Norte, em 3 de dezembro de 2001 e 15 de junho de 2002 na Europa. Pikmin 2 foi lançado em 2004. O jogo foi desenvolvido por Shigeru Myiamoto, mesmo criador de séries de sucesso da Nintendo, como Mario, Zelda e Donkey Kong.

Olimar e seus Pikmins


A capa do jogo

História e objetivos


Em uma viagem de férias, Olimar, controlador da nave Dolphin do planeta Hocotate, sofre um acidente e acorda, inconsciente, em um planeta desconhecido. Para Olimar, o ar que ele respira desse planeta é tóxico, e o que Olimar precisa para sobreviver durará apenas 30 dias. Nesse tempo, ele deve consertar a sua nave e escapar do planeta. Para isso ele deve encontrar pedaços de sua nave utilizando três formas de Pikmin, criaturas nativas do planeta que o ajudam.

Tempo


Com exceção da fase, cada dia do jogo dura 13 minutos. No final de cada dia, Olimar deve voltar para a nave com os Pikmin. A razão para eles voltarem é que à noite, existem predadores noturnos que comem todos os Pikmin deixados na superfície.

Níveis


Dentro desses níveis estão escondidas as peças da nave.

The Impact Site - Onde Olimar despertou. Não é tão difícil, é aqui que o jogador aprende a controlar os primeiros Pikmin.
The Forest of Hope - A segunda área do jogo se divide em três regiões: o lago, a praia e o pântano.
The Forest Navel - Aqui contém gêiseres de fogo. Por essas e por outras que o jogador precisa ser mais experiente.
The Distant Spring - A área mais ampla do jogo. Aqui é a ultima área para se pegar pedaços da nave.
The Final Trial - Só tem uma peça, mas dura um dia no jogo para pegá-la.

Challenge Mode


Quando Olimar pega todos os Pikmin, é desbloqueado um novo modo de jogo, que é o "Challenge Mode". Cada nível do jogo em sua versão principal é disponibilizado no modo Challenge. O objetivo desse modo é aumentar o maior número de Pikmins possíveis. Esse modo não afeta a jogabilidade do jogo. Possui um limite de 100 Pikmins a serem unidos.

Tipos de Pikmin


Existem 3 tipos de Pikmin com diferentes cores.

Pikmin vermelho


Primeiro Pikmin que Olimar descobre, depois do acidente. São resistentes ao fogo e tem um ataque bem melhor que os outros dois.

Pikmin amarelo


Estão na "Forest of Hope". Possuem grandes orelhas, podem transportar bombas e destruir paredes de pedra.

Pikmin azul


Eles estão no último nível da floresta. Estão equipados com guelras, que os permitem evoluir para a água, afogando os inimigos.

Recepção


A IGN deu nota 9,1 de 10. A jogabilidade foi avaliada como divertida para diferentes níveis e jogadores. Mas o centro da crítica foi o fato de ter que completar o jogo em 30 dias. Isso foi modificado, em Pikmin 2, uma das razões para esse jogo receber melhores críticas que o primeiro.

Prêmios


Ganhou dois:

-E3 2001 Game Critics Awards: Best Puzzle/Trivia/Parlor Game
-2001 Japan Media Arts Festival: Excellence Award for Interactive Art

Olimar em outros jogos


Olimar está presente no jogo de Nintendo Wii Super Smash Bros. Brawl.

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